Como é possível aprender produzindo cerveja?

A ideia é ensinar através da produção da bebida, que ocorre de forma artesanal nos laboratórios da Universidade. Nos encontros os alunos dos diferentes cursos de Engenharia aprendem sobre a receita para produção, uso de insumos, temperaturas para fabricação e até mesmo a higiene exigida pelo processo. Também são repassados conhecimentos sobre como tornar o processo de produção menos manual e mais automatizado.

Não é só cerveja, é inspiração

Um novo equipamento está nascendo na disciplina de Instrumentação da Engenharia Mecânica. Os alunos foram desafiados a elaborarem um projeto utilizando sensores e algum método de leitura que possa ser reunido no computador. A partir daí um grupo de alunos teve a ideia de produzir um termômetro, conectado a sensores, que permite calcular as temperaturas em diferentes etapas de produção da cerveja artesanal. “A mosturação do malte é o momento quando é preciso mais rigidez nas temperaturas. Através desse controle eu consigo projetar quanto de álcool e espuma terei ao final. Se eu errar as temperaturas eu posso perder todo o processo de produção”, explica a aluna do curso de Engenharia de Produção Simone Venturini, que além de produzir cerveja artesanal é autora de artigos científicos relacionados ao Unibeer,

O equipamento está sendo confeccionado e conta com sensores, uma placa que fará a leitura dos dados e um software que será capaz de ler os gráficos gerado. “Hoje esse processo é feito com um termômetro convencional. Isso gera uma temperatura não homogenia, o que vamos tentar resolver com vários sensores. Além disso, o registro acontece de forma automática”, detalha Simone. Ela conta que nas grandes cervejarias esse processo já é feito com alta tecnologia, mas no mercado de cerveja artesanal ainda é um desafio. A proposta é que depois de pronto o equipamento seja utilizado no Uinibeer pelos alunos e professores.