Colóquios Discentes: com a voz os alunos

Engana-se quem pensa que um evento organizado por alunos é raso. O Colóquio Discente de História já é tradição e cada vez mais se consolida como uma oportunidade para os alunos suscitarem assuntos que estão em pauta na sociedade e que são de importante reflexão para eles enquanto pesquisadores e futuros profissionais.

Em 2018, na 5ª edição, a palestra de abertura foi “Os indígenas sob o holofote da história: crônicas de extinção, protagonismos coloniais e o espraiamento ameríndio”, ministrada pela Profa. Dra. Isadora Lunardi Diehl.  A fala da pesquisadora teve como proposta cruzar momentos da história brasileira com as suas pesquisas.

Ela partiu das memórias mais remotas, como as teorizações da origem dos índios no Brasil e preconceitos, até as articulações dos movimentos indígenas da atualidade. “A produção historiográfica brasileira ainda trata pouco dos indígenas. Para entender esse fenômeno, precisamos buscar o que provocou os seus apagamentos”, justificou.

Gabriela Oliveira Elesbão, Jamily Veit Scheffer e Giovanna Adam Ferreira estão entre os sete organizadores oficiais que, com a colaboração de seis voluntários, idealizaram as atividades. “É importante poder trazer assuntos que são relevantes para nós. Esse, em especial, porque percebemos que ainda não estudamos sobre os indígenas com a amplitude que a temática oferece e necessita”, afirmou Jamily. Gabriela completou: “colegas nossos já manifestaram o interesse em fazer seus Trabalhos de Conclusão de Curso com essa temática. Momentos como esses são ótimos para trocar referências, anseios e resultados”.