Aprender sobre Direito e fazer o bem

Estudar para melhorar o mundo. O curso de Direito costuma inspirar esse objetivo nos estudantes. A boa notícia é que é possível começar com essa incrível tarefa antes mesmo de sair da universidade. Na La Salle os alunos podem fazer a diferença e aprender com isso desde os primeiros semestres. Um dos espaços onde isso é possível é o Centro de Estudos Aplicados em Direito e Política – CEADIP.

Trata-se de um centro multidisciplinar que contempla vários serviços de Direito e Política, observando os novos movimentos sociais e os conceitos de inovação. Em Canoas existem, hoje, mais de 180 mil processos, para uma população que chega a marca de 360 mil habitantes.

“Quando falamos em Direito, relacionamos o curso com algo que deve ser mantido ou conservado, os direitos das pessoas. O CEADIP é uma forma concreta para inovar o ensino jurídico e, por consequência, a área do Direito”, explica o Coordenador do agora CEADIP e da Área de Direito e Política, o Prof. Dr. Daniel Achutti.

Por dentro do CEADIP

O Centro conta um espaço destinado ao Núcleo de Assistência Jurídica - NAJUR, no qual os alunos do curso de Direito realizam o atendimento da população carente local, com a supervisão de professores.

Também abriga o Posto Avançado do Juizado Especial Cível - JEC, local em que se realizam audiências de conciliação e instrução do juizado Especial Cível e atendimentos ao público que deseja ingressar com uma demanda perante o juizado. O CEADIP conta, ainda, com o Núcleo de Clínicas Jurídicas e com o Núcleo de Mediação e Justiça Restaurativa.

O projeto arquitetônico foi fruto do envolvimento do curso de Arquitetura e Urbanismo, que provocou os alunos a pensarem novas alternativas para o antigo espaço. O projeto escolhido serviu de inspiração para o projeto final que deu origem ao novo CEADIP.